** PLAZA DE TOROS DE LAS VENTAS – Assim que chegamos na frente da praça (na saída de uma estação de trem), já ficamos encantadas. Por fora, a construção é belíssima e ‘’enche os olhos''. Não é a toa que é a maior arena para touradas da Espanha e a mais prestigiada do mundo. Com sua construção concluída em 1929, o lugar só foi sediar sua primeira tourada em 17 de junho de 1931. Hoje, não só as touradas fazem sucesso por lá, mas grandes artistas também têm feito suas apresentações por lá.
- Mas, enfim, quando chegamos, ali na frente estava ocorrendo uma feirinha de artigos variados e comidas típicas, então o clima estava bem para turistas mesmo (comemos um arroz com mariscos deliciosooooo por 6 euros). Entramos (7 euros a entrada e sem desconto para estudante) e lá tivemos uma desagradável surpresa: havia um circo montado na arena. Sem comentários, mas não nos abalamos por isso, apesar daquela lona estar ridículaaaa por lá. Aqui sim a visita é guiada e a mulher conta histórias bem interessantes sobre a construção do lugar (que suporta 24 mil pessoas), os grandes toureiros e como funciona uma tourada. Enfim, um touro pesa, em média, cerca de 500 quilos e o toureiro não trabalha sozinho. Há uma equipe com tarefas determinadas e aqueles que enfiam as agulhas no animal são os chamados Picadores. Mas, parece que um grande toureiro, quando quer mostrar que chegou no auge de sua carreira, à vezes dispensa todos e faz todas as tarefas sozinho.
- Normalmente as touradas são feitas de dia, mas parece que em agosto algumas são à noite devido ao calor absurdo que faz por lá (dentro da na arena parece que supera os 50 graus em certos momentos). Aliás, os lugares mais baratos da arena são geralmente os do lado direito, pois pegam mais sol. E, também como neste lado fica mais quente, grande parte da apresentação do toureiro ocorre no lado esquerdo, que é mais ameno. Resumindo, o que fica claro é a paixão daquela gente pelas touradas. Uma pena que não pudemos assitir nenhuma, pois a temporada só vai de março até outubro. Os valores são os mais variados, podem custar de aproximadamente 5 euros – lá no calorão do lado direito - até cerca de 200. Mas é isso, a sensação que ficou é que, independente do que fazem com os bichos, a coisa cultural é muito maior e é mesmo um espetáculo!
** SHOPPING – Como ninguém é de ferro, depois de muita cultura nos esbaldamos num shopping de Madrid, o La Vaguada (hahaha, para chegar neste shopping foi outra lenda... nos perdemos, pegamos os trens errados e depois de muitooooo tempo, enfim chegamos). É um lugar meio referência por ter tudo no mesmo lugar e não ser tão caro. Realmente, encontramos todas as lojas legais por lá, mas muita coisa do que tem em Dublin também. Adorei um óculos e adivinhem? As meninas compraram e me deram de surpresa de aniversário. À noite, quando estávamos indo embora, ia comprar o óculos e elas me entregaram. Lindoooooo, amei!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário