15/11/09: FEIRINHA E MUSEUS...

** FEIRINHA - Acordamos, tomamos nosso café no quarto (coisas compradas no super no dia anterior) e depois fomos para uma feirinha (Fera de El Rastro) em Old Madrid. Como vou explicar, imaginem muitas, mas muitas barraquinhas (tipo as de festa do interior) ao longo de uma rua inteira e das outras em seu entorno.Enfim, eram principalmente roupas novas, mas também havia usadas e outras coisas mais. Bom, nem preciso dizer que enlouquecemos...Mas, como já era quase final da viagem e o dinheiro estava acabando, nos controlamos. No fim, cada uma comprou uma calça. A minha é uma preta básica de algodão no estilo saruel. Aliás, nunca vi como as espanholas gostam deste modelo...




** REINA SOFIA - Depois da feirinha seguimos para o Museu Reina Sofia. Escolhemos o domingo para visitar os museus porque a entrada é gratuita (nos outros dias a entrada custa 8 euros). Ah, mas depois descobrimos que no Reina Sofia a entrada para estudante também é gratuita na segunda-feira. Mas, enfim, antes de visitar as obras de arte paramos para almoçar num lugarzinho bem na frente do Sofia (onde, por sinal, os sanduíches eram maravilhosos e o cafezinho preto era servido em copinho de vidro, tipo boteco hahahah).


Bom, mas mal sabíamos que esta parada seria o nosso erro, pois não havíamos conferido que o local neste dia fechava às 14h30. Ou seja, acabamos tendo só 15 minutos lá dentro e fomos direto para uma das principais obras: Guernica, do Picasso. Conforme explicações da Ane, o quadro foi inspirado na Guerra Civil Espanhola (em 1937) quando a cidade de Guernica foi destruída por uma bomba alemã. ''Ele é importante porque mostra a loucura que é uma guerra. Se reparar, as figuras estão todas em desespero. Mas, o quadro teve ainda mais importância porque se transformou num símbolo anti-guerra. Foi por meio dele que o mundo todo ficou sabendo do que estava ocorrendo naquele país e houve uma pressão para terminar a guerra'', disse a Ane. Ah, ainda conforme acrescentou ela, que sabe tudo de arte, o cubista Picasso foi o único artista vivo a expor no Louvre.


* O FAMOSO ''GUERNICA'', DO PICASSO...









** ADOREIIII ESTA OBRA QUE ESTAVA NA ENTRADA DO MUSEU: ''PINCELADA'' DO ARTISTA AMERICANO ROY LICHTENSTIN, UMA DAS REFERÊNCIAS DA POP ARTE NA DÉCADA DE 60.


** MUSEU DEL PRADO - Depois fomos para o Museu del Prado, o principal da Espanha e um dos principais da Europa. Nesse, descobrimos que a entrada liberada era a partir das 17h30. Foi aí que decidimos aproveitar o tempo que tínhamos no Parque del Retiro. Ótima ideia!

** ACESSO PRINCIPAL DO MUSEU...



** EM UMA DAS ENTRADAS DO MUSEU DEL PRADO HÁ UMA ESTÁTUA DO GOYA, UM DOS MAIS IMPORTANTES PINTORES ESPANHOIS COM CUNHO POLÍTICO E ESTILO ROMÂNTICO. Conforme a Ane, um dos percussores do expressionismo. ''É quando o sentimento supera a aparência'', resumiu ela, ainda contando que em uma época da vida dele, Goya ficou surdo e suas pinturas passaram a ser mais pesadas. ''Podemos dividir sua obra antes e após a surdez. Depois disso ele entrou numa depressão profunda e morreu.''


** PARQUE DEL RETIRO - O dia estava lindo e fomos direto ao monumento em homenagem a Alfonso XII que havíamos esquecido de visitar na primeira visita (e uma das principais atrações do local). Ai, ai, o lugar é lindoooo e o clima estava perfeito. E o melhor de tudo foi o passeio de barquinho que eu e Leti fizemos no laguinho em frente ao monumento do Alfonso (a Ane preferiu não ir porque não curte muito água). Passeamos uns 40 minutos e foi MARAVILHOSO: final de tarde, solzinho, muita risada e a Leti remando hahahahaha. Na verdade, realmente ela remou 95% do tempo e nos outros 5% me xingava porque eu não conseguia sair do lugar com minhas remadas.





** NO PARQUE DEL RETIRO HAVIA ESTA FIGURA AÍ EM BAIXO...CADA VEZ QUE COLOCAVAM UMA MOEDA ''ELA'' SAMBAVA. TAVA FAZENDO O MAIOR SUCESSO E DEPOIS EU VI QUE,  NA VERADADE, ERA UM HOMEM...


** MUSEU DEL PRADO II - No Museu, chegamos e estava uma fila gigantesca para entrar de graça. Mas, foi rápido e não passamos mais de 15 minutos....lá dentro, nos separamos para cada uma ter seu tempo. Eu não aguentei mais que uma hora. Achei bem legal, mas este tempo foi suficiente para mim. Lá vi especialmente obras de Velazquez e Goya. Aliás, descobri que 40% da obra do Velazquez está neste museu e uma das principais é a tela ''Las Meninas''. Mas outra que me chamou muita atenção foram duas telas de uma princesa gorduchinha ainda criança (não lembro o nome). Meu Deus, ela tinha uma cara de má e numa ela estava vestida e na outra pelada, não sei a que era pior.... Minha vontade foi dar risada olhando, mas me contive pelo ambiente...



** ''LAS MENINAS'', DO VELAZQUEZ, QUE JUNTO COM GOYA, FOI UM DOS MAIS IMPORTANTES PINTORES DA ESPANHA. VELAZQUEZ FOI O PINTOR DA CORTE ESPANHOLA EM MEADOS DE 1600 COM O REI FELIPE IV E NESTE PERÍODO RECEBEU O TÍTULO DE CAVALHEIRO REAL.



Nenhum comentário:

Postar um comentário