01.03: IN BRUGES...

** TRANSLADOS - Acordamos beeem cedinho e fomos para a parada de ônibus rumo ao aeroporto. Como estávamos em cinco (Jaque, eu, Marcos, Ricardo e Nego), resolvemos olhar o preço do táxi e descobrimos que valeria mais a pena.  Pagamos 4 euros cada e chegamos rapidinho no eroporto. Na fila de embarque para a Bélgica conhecemos uma brasileira que trabalha de au pair lá e foi  bom porque ela acabou nos guiando assim que desembarcamos no aeroporto de Charleroi (pouco depois das 10 horas. O fuso da  Irlanda para a Bélgica é de uma hora a mais para eles).  Enfim, o fato é que fomos um pouco amadores e achávamos que íamos para o aeroporto de Bruxelas e não de Charleroi (cidade próxima a Bruxelas).  Então, como estávamos em seis, optamos por pegar um táxi até a estação de trem  (o caminho também pode ser feito de ônibus, mas para nós valia a pena o taxi pela quantidade de pessoas) da cidade. Lá teríamos que pegar um trem até Bruxelas (cerca de uma hora) e outro até Bruges (parece que cerca de 3 horas). Enfim, tínhamos pouco tempo no país e resolvemos ir direto para Bruges de táxi de novo. Pagamos 190 euros pelo transporte e economizamos muuuito tempo: em cerca de 1h30 estávamos no nosso destino.

** BRUGES –  Chegamos em Bruges no início da tarde  e fomos caminhar. A cidade é minúscula (quer dizer, quando digo que as cidades são minúsculas, estou me refirindo a parte turística. Obviamente há bem mais do que visitamos) e lindaaaaaaaaaaaaaaaa!!!! Estávamos todos encantados, mas acho que o melhor momento foi quando avistamos os canais. Nossa, o dia tava lindo, tinha sol e aquela visão foi perfeita...Enfim, foi irresistível fazer o passeio de ‘’gôndola’’ (hahaha, acho que era tipo uma canoa, barquinho...sei lá). Vale à pena fazer o passeio. Pagamos 3 euros e durou cerca de 30 minutos...Ah, antes disso, também queríamos ter subido na torre que aparece no filme ‘’In Bruges’’ (não sei, mas acho que em português o nome do filme é ‘’Fugindo do Chefe’’). Enfim , desistimos por dois motivos: 8 euros para subir e a mulher que atendia era estúpida. Nos estressamos com ela, mas nada que a vista linda daqueles canais não acalmassem depois...

** JAQUE, MARCOS, EU, RICARDO E NEGO...

** HOSTEL Passeio feito de ‘’gôndola’’, demos mais uma passeada em torno dos canais, desta vez a pé, e fomos em busca de um hostel  (na verdade eu havia procurado uns e a Jaque esqueceu de imprimir os endereços para levarmos, então tivemos que procurar. Foi a melhor coisa que aconteceu...). Para falar a verdade encontramos menos opções do que eu imaginava e acabamos pedindo informação num chamado Bauhaus. Com café, a diária foi 18 euros.  Pelo que ofereciam não foi barato, mas acho que o pub que tinha em baixo do hostel conquistou todo mundo.  E, para melhorar, quando decidimos ficar mal sabíamos que tínhamos feito a melhor escolha...

** CARREFOUR/CHOCOLATE/SUBWAY– Já acomodados no hostel fomos atrás de um mercado e encontramos o bom e velho Carrefour (enfim fomos numa cidade em que não impera o Tesco). No caminho ainda passamos pelas irresistíveis lojas de chocolate: uma loucuraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa (lindos, gostosos e caros) e deu vontade de comprar tudo. Mas, como a viagem já estava sendo bem mais cara do que imaginávamos (devido aos translados) eu incrivelmente consegui resistir. Mas os meninos compraram muitos e comemos com eles...uma delícia!!! Enfim, o saldo desta saída foi um subway (que achei mais caro que o normal. Pouco mais de 6 euros um grande) e também compramos uma cerveja local. Resumindo, experimentamos duas e nenhuma achei muito boa (Duvel e Leff). Entre as belgas que já experimentei, a minha preferida ainda é a Stella, que vende aqui em Dublin...

** REPAREM NO HOLANDÊS...INCOMPREENSÍVEL!!

** PASSEIO NOTURNO – Depois de uma dormidinha, resolvemos dar um passeio noturno por Bruges e quem sabe achar um pub para a noite....Nossa, acho que vi uma das paisagens mais bonitas até hoje durante a noite...Imaginem o cenário: cidade praticamete vazia numa segunda-feira, noite fria mas sem vento ou chuva, uma vista linda dos canais e uma lua cheia deslumbrante.  Nossa, tava realmente perfeito e acho que tivemos oportunidade de ver o que tinha de mais lindo em Bruges. Bom, depois fomos atrás de um pub e só achamos restaurantes românticos (sabe aqueles com climinha, vela...? Bom, pelo que vi do lado de fora, tem muuuitos lá) e lugares vazios. Meio desanimados acabamos optando pelo pub do nosso hostel e foi a melhor escolha que fizemos. Em resumo, a noite foi a mais divertida que já tive por aqui.

** ''NOSSO'' PUB – O '’nosso’’ pub (Charlie Rockets) era super charmoso, com o teto forrado com jornais, quadros e placas de carro e de vários outros tipos espalhados por todo canto, uma moto decorando o ambiente, garrafas com velas nas mesas, sinuca, fla-flu....Precisa dizer mais? Acho que a noite foi tão boa e divertida que nem tem muito como explicar.  Mas, tentando resumir,  jogamos sinuca e fla-flu, ganhamos cerveja, trabalhei no pub (lavei os copos e aprendi a servir cerveja – mas já esqueci), ficamos amigos de uns ingleses, cantamos e rimos muuuito.  Na verdade no início da noite tinha um pouquinho de gente, mas acabou ficando no pub só quem estava hospedado (nós 5 e uns ingleses). Então, o bartender foi muito legal e começou a colocar as músicas que pedíamos, dar cervejas ...nossa, cantamos muitoooo (U2, Stand by me,...). Depois ainda resolvemos dar uma passadinha em outro pub, mas acho que começou a bater a canseira e ficamos pouco tempo.... Enfim, primeiro dia de Bruges foi mais que positivo: cidade linda, ótimas companhias e noite divertidíssima!!! Ah, como toda viagem, sempre há uma frase que marca...nesta, acho que  ''MAIS BEER'' abriu a noite divertida de Bruges...hahahahahhahaha

----
** PS: Por questão de pouco tempo e dinheiro, resolvemos tirar Bruxelas do nosso roteiro. Claro, eu queria aproveitar para conhecer a cidade, afinal é a capital de um país. Mas, em geral, tenho achado que as capitais são o que há de menos interessante nos países (clarooo, salvo as tradicionais exceções...)  e pelo que ouvimos de Bruxelas não sei se acabamos perdendo muita coisa não...Enfim, se der quero voltar para ir lá...Se não der, sem problemas...

** PS2:  Aliás, esta é uma coisa que é bom se ligar na hora de comprar as passagens baratésimas da Ryanair. Claro, normalmente vale muito à pena porque ela bate de longe todas as companhias aeras, mas é preciso contar no gasto da viagem os translados. Bruxelas é um bom exemplo disso. Outro exemplo é Barcelona. Irei com minhas amigas para lá no fim do mês e o aeroporto é em Girona. Só que nosso voo chegará lá à noite e, parece, não tem mais ônibus para Barcelona naquele horário. O jeito será dormirmos no aeroporto...Na verdade não tem problema para nós, mas é sempre bom estar ligada antes para saber o que irá enfrentar....

** PS3: Não sei se Bruxelas é assim (talvez por ser a capital não), mas quem for para Bruges e outras cidades do interior da Bélgica pode ir exercitando o francês e o holandês, línguas que usam lá. Muito engraçado, pois várias pessoas não falam inglês. Com o taxista, por exemplo, nos (os meninos) tentaram se comunicar em italiano, já que ele era da Itália (hahahhaha). É, o jeito é se virar...