5/ 03: CARTÃO, FESTA E FURTO

** FURTO/ CAFÉ IN SIENE – Ontem chegou o amigo brasileiro da Ane para ficar alguns dias aqui em casa, o Léo. Então, hoje resolvemos ir todos no Café in Siene para ele conhecer (na verdade já estamos meio enjoadas de lá, mas com certeza é um lugar que quem vem rapidinho aqui deve conhecer...).  Quinteto se reuniu aqui em casa para o tradicional aquece e depois fomos para lá.Vim antes para casa porque me deu sono e quando já estava aqui a Ane ligou contando que haviam furtado a carteira dela. Olha a cara de pau:  ela estava com a bolsa, abriram o feixo e pegaram a carteira que continha 80 euros, cartões do Brasil e Irlanda e mais aquele monte de coisas que é um saco perder....As meninas esperaram até o fim da festa e não acharam nada (é comum no final acharem a carteira jogada em um canto). Enfim, na esperança que devolvessem, ela só fez a ocorrência no dia seguinte, mas a orientação não é essa. Conforme a Garda (localizada próxima a estação, do Dart, Connolly Station), o ideal é fazer a ocorrência na hora, na madrugada mesmo.

** UM POUQUINHO DO CAFÉ IN SIENE...









** QUE HORROR - Bah, hoje minha falta de dotes culinários foi provada de uma vez por todas. Das minhas 4 amigas que ando sempre, todas cozinham...Então, de vez enquando vem uma brincadeira ‘’Cami, quando vai cozinhar...’’. Pois bem, como tava com muita fome e a Jaque estava se arrumando (ela sempre cozinha para mim), resolvi fazer uma massa com molho vermelho e atum. Estes dias ela tinha feito uma e ficou ótima...Foi aí que pensei: ‘’é só juntar tudo e não tem erro’’. Simm, tem erro. A coisa ficou quase incomível, um horror mesmo e com um aspecto nojento. Depois descobri que tinha que ter feito várias coisas que não fiz. Bom, mas resumindo, acho que ninguém mais vai me pedir para cozinhar, já que nem a Jaque conseguiu comer direito aquela coisa horrorosa. Mas aí alguém deve pensar...’’meu Deus, mas é só massa’’. Sim, massa pura eu sei fazer e como sempre, o problema é estes molhinhos fáceis para todo mundo e não pra mim. Descobri  aqui, de uma vez por todas, que não gosto de cozinhar. Meu papel é mesmo lavar a louça!!

** CARTÃO DE CRÉDITO – Hoje, sexta-feira, chegou o cartão de crédito que estava esperando meu pai mandar do Brasil e foi direto para o correio de Howth (cidade que faz parte do Condado de Dublin). Até aí tudo bem, pois quando as encomendas vão para lá basta ligar que eles encaminham para o correio localizado no Centro (na O’connell Street, perto da minha casa). Enfim mas, desta vez , a Ane ligou para mim (não me animo a ficar divagando sobre assuntos aleatórios no telefone e ela, com seu inglês, me ajudou) e falaram que o endereço estava ilegível e que teria que pagar uma taxa e buscar em Howth mesmo. Saco! Sorte que estava off e fui lá rapidinho (15 minutos de Dart até lá...)...Mas olha que mau humor...quando cheguei vi que não tinha nada de errado, a não ser erro de informação. Bom, peguei meu cartão e o chato é que tive que esperar 45 minutos na estação pelo próximo que viria para perto da minha casa...mas agora tá tudo bem... Quem precisar de números e outras informações sobre os correios, entra no site:  http://www.anpost.ie/AnPost/

** PROVAVELMENTE ESTIMULADA PELO MEU CARTÃO DE CRÉDITO, RESOLVI FAZER UM POST SOBRE O PRÉDIO DOS CORREIOS, CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E IMPORTANTE PARA A IRLANDA....

--  
Quem passa pela O’connell Street, uma das principais ruas do centro de Dublin, não deixa de notar um suntuoso prédio localizado próximo ao Spire (aquele monumento futurista que parece uma agulha). A construção que me refiro é o General Post Ofiice (GPO), uma dos lugares mais antigos da cidade e que, além de sua bela arquitetura, possui papel importante na história de independência da Irlanda. Foi neste prédio que foi lida a proclamação da Irlanda como uma República soberana e independente.






** HISTÓRIA: A Proclamação da República da Irlanda, também conhecida como Proclamação de 1916 ou Proclamação da Páscoa, foi um documento emitido pelos voluntários irlandeses e por cidadãos do exército irlandês durante a Revolta da Páscoa na Irlanda, que teve início em 24 de abril de 1916. 

Nela, o Conselho Militar da Irmandade Republicana Irlandesa 
, auto-intitulados ''Governo Provisório da República da Irlanda'' 
, proclamou a independência do país em relação ao Reino Unido e da Irlanda do Norte. 
A leitura da proclamação foi feita por Patrick Pearse no General Post Office (GPO).




** CONSTRUÇÃO - Desenhado pelo arquiteto Francis Johnston, a primeira pedra do GPO foi lançada pelo tenente Senhor Whitworth, em 12 de agosto de 1814. A construção durou quatro anos (com o prédio abrindo suas portas em 6 de janeiro de 1818) e custou £ 50.000. 
Após os incêndios e bombardeio de Semana Santa só a ‘’casca’’ do edifício foi deixada intacta. Assim, foi decidido reconstruir e ampliar o GPO no seu local existente e manter as paredes do edifício original. Formalmente reaberto em 1929, desde então há um trabalho de restauração periódica, tanto externo como interno, e hoje o edifício continua a ser um simbólico e suntuoso prédio na O'Connell Street. 





 ** NO COMEÇO...




- APÓS O ATAQUE...



** HOJE!




** SAIBA MAIS – A história do GPO está ligada a agitação política e militar dos séculos XVI e XVII, quando um sistema de comunicação tornou-se vital para a política na Irlanda. A comunicação entre Londres e Dublin era lenta e perigosa: os barcos eram pequenos, o mar estava agitado e os acordos financeiros entre o Governo e os proprietários do barco não eram dos melhores, fazendo com que, muitas vezes, os capitães só navegassem quando realmente valia a pena. (informações e fotos do site http://www.anpost.ie/AnPost/)

Um comentário:

  1. Ola Camila, te enviei um email pedindo algumas informaçoes dai, sera que vc recebeu??? Faz tempo que nao posta aki... estou sentindo falta de novidades, e ate meio preocupada... kd vc menina???
    Ei, da noticias ta??
    Qdo puder, pleeeeaase responda meu email, to anciosa.
    Bjs
    Patricia (fortaleza)

    ResponderExcluir