27.03: BAIRRO GÓTICO!!

** BARCELONA - Acordamos, tomamos café e estava mais um dia lindo. Não tão quente quanto ontem, mas um céu azul maravilhoso.  Então, fomos direto para o bairro gótico.  O lugar é muito bonito, com prédios antigos para todos os lados e ruelinhas ancantadoras.Na minha opinião, um dos pontos altos é o Palácio da Música Catalã: lindooo. A catedral e a igreja góticas também são muito bonitas mas, para variar, estão em obras. Aliás, desde Madrid (em novembro passado) a sensação é que a Espanha está toda em obra. Não há quase nenhum prédio turístico sem andaimes, tapumes e coisas do tipo. Mas, ok, no caso de Barcelona, é linda de qualquer jeito com seu misto de prédios novos e antigos, ruas largas e ruelas...é um contraste atrás do outro e uma cidade ótima para longas caminhadas ou umas pedaladas (alias, andar de bicicleta é bem comum aqui e vários turistas alugam uma para conhecer os principais pontos da cidade).  Na minha ignorância sobre este assunto, mas induzida pelo clima que senti e coisas que vi, imagino que Barcelona um lugar onde todo arquiteto ou estudante de arquitetura deveria passar...

** PICASSO – No Bairro Gótico está o museu Picasso e, se não me engano, é considerado o maior de um único artista. Enfim, certamente ótimo, mas Jaque e eu resolvemos passar a vez e só a Ane foi visitar (disse que é bem legal, mas não muito grande. A entrada custa 6 euros e não sei se no primeiro ou último domingo de cada mês é gratuito). Enfim, nós duas então fomos caminhar e resolvemos entrar numa exposição de moda bem legal. Depois ainda vimos um dos ícones de Barcelona: o peladão, um homem que anda de bicicleta por toda a cidade totalmente pelado. Enfim, ele passou por nós bem tranqüilo e as pessoas nem davam bola, super natural.

** PARQUE DA CIUTADELLA – Para encerrar as atividades do dia fomos no Parque da Ciutadella. O lugar é uma gracinha (mas ainda prefito o Parque Del Retiro, em Madrid) e bem bom para ficar jogado na grama ou dar uma volta de barquinho no lago que tem lá.

** SANGRIA – Enquanto rolava um churrasco (já imaginam o churrasco né...) no pátio do nosso hostel, resolvemos nos inscrever para aprender a fazer sangria. Pagamos três euros cada e tivemos uma aula com um espanhol chamado Santiago que é muito querido e adora  o Brasil, suas bebidas, comidas e, claro, sua gente. Enfim, mas, antes disso, enquanto olhávamos o churras, tomávamos a sangria que havímaos comprado no supermercado nesta tarde. Esta era bem ruizinha, mas a preparada por nós ficou uma delícia e o ‘’professor’’ ainda nos deu várias dicas para melhorar (conforme ele é possível fazer alterações, como colocar frutas típicas do país, Coca-Cola no lugar do suco de laranja e cachaça).  Mas, enfim, a receita original é o seguinte.

- meio litro de vinho e de suco de laranja para cada pessoa
- uma fruta por pessoa cortada em pedaços pequenos (neste caso laranja e maça)
- uma colher de canela em pó para cada quatro pessoas
- misturar tudo e colocar bastante gelo.

Conforme o instrutor, ela fica ainda melhor no dia seguinte ao preparo. Bom, ainda temos uma ‘’bacia’’ para tomar amanhã e a de hoje já estava tão boa que colocamos fora a do supermercado...

** PS 1:  Amanhã, Montserrat!

** PS2: Hoje liguei para trocar minha passagem e a Ibéria pediu para que retornasse em três dias porque estão aguardando a troca de tarifas da Tam. Quero só ver o preço que vão me aplicar....

** PS3: Chupa esta manga: depois de eu ser assaltada, hoje as meninas americanas que estão no mesmo quarto que nós no hostel chegaram contando que uma delas também foi. Na mesma região que eu, mas ela dentro do mercado público e parece que levaram toda a bolsa. Tsc, tsc...

** PS4: Hoje começou o horário de verão na Europa. Ou seja, agora o fuso Irlanda-Brasil aumentou para 4 horas. Mas o estranho é que, diferente de nós, eles não alteram os relógios a meia-noite e sim às 2 horas, quando hoje passamos para as três (no caso, agora estamos com fuso de 5 horas para o Brasil, já que a Espanha é uma hora a mais que a Irlanda)