24/10: TOUR - PARTE II: KILMAINHAM GAOL!


** KILMAINHAM : Um dos outros lugares que paramos para visitar no passeio com o ‘’Dubin Bus’’ foi  a Kilmainhan Gaol, uma prisão construída em 1796 e hoje desativada e abrigando um museu em Dublin 8 (ingresso é 2 euros para estudante). Eu amoooo prisões e sempe tive vontade de fazer uma matéria em um destes lugares, mas o meu máximo foi o ‘’Albergue’’ de São Leopoldo. Claro, aqui na de Dublin já não tinha o que queria (os presos), mas o clima era bem legal (olha esta fotinho tirada do buraquinho da cela...). Estava frio e chovendo quando fizemos a visita e confesso que fiquei um pouco com sono...mas é sim bem interessante. Tem uma guia que fica explicando a história e também assistimos a um rápido filme na capela. Foi neste lugar que ocorreu uma das – muitas - histórias famosas da prisão: o casamento de Joseph Plunkett (um dos líderes da Rebelião de 1916) e Grace Gifford. Os dois se casariam no domingo de Páscoa de 1916, mas aí começou a rebelião e ele foi condenado à execução. Quando ela soube, conseguiu com que casassem na própria prisão. O fato então ocorreu em 3 de maio deste meso ano na tal capelinha que assistimos o vídeo. Ele morreu no dia seguinte e ela parece que muitos anos depois sem se casar novamente. Outro ‘’conto’’ é que o prisioneiro mais novo tinha 5 anos e foi parar lá porque roubou maçãs....Depois tbm descobri que rola um papo que há um corredor mal assombrado por um prisioneiro que se enforcou na cela...sei lá, lugarzinho cheioooo des histórias..


**UMA GALERA VISITA O LUGAR DIARIAMENTE...



** HISTÓRIA – A Kilmainhan Gaol faz parte direta da história do país, pois aprisionou muitos dos que lutaram contra a ocupação Inglesa na Irlanda. As mortes mais famosas do lugar foram as dos 14 líderes que falharam na rebelião de 1916. Entre eles, estavam Padraig e William Pearse, James Connolly (o sobrenome hoje dá nome a uma das estações de trem de Dublin!), Eamon Ceannt e Sean McDermott. Ah, o último prisioneiro foi o líder anti-tratado do IRA, Eamonn De Valera, que foi Primeiro Ministro e mais tarde, presidente da Irlanda. Depois de libertarem ele, o local foi fechado e reaberto quando completou 50 anos contados a partir da rebelião de 1916.


** JORNAIS DA ÉPOCA SÃO ALGUNS DOS MUITOS ARTIGOS NO MUSEU DA PRISÃO...



** FILMES – Ah, nesta prisão também parece que foram gravados alguns filmes, como ‘’Miichael Collins-O Preço da Liberdade" e "Em nome do Pai". Aí na foto é uma das alas principais, aberta em 1864 (vai dizer...bem cenário de filme mesmo...)



Nenhum comentário:

Postar um comentário